meditação

guiada, ativa, adultos e crianças, em grupo ou individual

o que é

A meditação é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento.
A nossa mente pode ser a nossa melhor amiga ou a nossa pior inimiga.

O objetivo da meditação é transformar a mente.

A meditação é uma prática que faz com que seja possível cultivar e desenvolver certas qualidades humanas básicas positivas, da mesma maneira que outras formas de treino tornam possível adquirir qualquer outra competência.

É uma abertura para a VIDA com curiosidade, aceitação e compaixão.

É o reconectar com o sentido profundo da vida, indo para além do pensar e do querer.

porquê meditar

O objetivo de meditar será ver as coisas como elas são, para ter a noção do mundo como ele é. A meditação é uma forma de nos conectarmos à nossa própria consciência mais elevada. Este é o 'Self' real que pode observar os pensamentos, as emoções e o corpo físico.

A meditação ensina-nos que as nossas ações e reações são apenas isso, nada mais. Preconceitos e pressupostos não precisam de ser o centro, nem são os parâmetros finais de uma situação. Podemos tornar-nos mais flexíveis, suspendendo as suposições. A meditação regular trará momentos de consciência plena, sem as limitações dos preconceitos.

A meditação é o método que permite uma experiência única: a corrente de pensamento acalma, a consciência torna-se clara, vazia, a atenção plena é a cada momento, no presente. Trata-se de uma visão otimista sobre o potencial humano, uma vez que todas as pessoas têm a capacidade latente de atingirem este estado.

vantagens da meditação

Os resultados visíveis em quem pratica exercícios de meditação fazem-nos questionar quais são então as vantagens da meditação, no sentido de ter algo palpável, visto que é notável uma considerável mudança nos praticantes. Algumas vantagens a seguir:

– Autoconhecimento. A meditação vai permitir uma viagem dentro da nossa consciência. Um confronto com questões mais íntimas e a resolução delas por meio de exercícios. Exercícios de respiração, controlo dos pensamentos, vão informar-nos muito de nós para connosco. Vai expor as nossas qualidades e defeitos, que vamos sempre tentar melhorar, e eliminar as coisas tóxicas.

– Melhores resultados das nossas ações. Visto que com a meditação a nossa capacidade de concentração no aqui e no agora, a disciplina e a calma são desenvolvidas, os resultados ao que nos propomos realizar serão melhores.

– Saúde e melhor qualidade de vida. A meditação melhora a nossa saúde, desencadeando uma vida melhor. Muitas pesquisas comprovaram que a meditação relaxa os músculos, ajuda a dormir melhor, reduz a pressão arterial (com a respiração voluntária e consciente a asma e a alergia recuam), entre tantos outros benefícios que vão melhorar a nossa qualidade de vida.

tipos de meditação

meditação guiada

A meditação guiada é uma viagem imaginária, com uma fonte externa, com a finalidade de relaxamento. É uma ferramenta de gestão de stress, além de servir para restaurar o corpo, mente e alma.

A meditação, normalmente, tem uma duração aproximada de 30 minutos e varia de acordo com a finalidade ou a intensidade. Ela permite que libertes a tua mente e possibilita-te encontrar pensamentos subconscientes, seguindo as palavras que te são ditas.

A meditação guiada pode ser usada para a modificação do comportamento, lembrando memórias do passado, libertando emoções negativas e esclarecendo a tua finalidade e objetivos. É um processo lento e intencional de acalmar a mente, colocando os pensamentos conscientes em descanso para que os subconscientes possam surgir.

A meditação guiada é uma forma simples de autocura com benefícios para a saúde, tais como:

– Relaxamento;
– Redução do stress;
– Melhoria da autoconfiança e autoestima;
– Clareza da mente;
– Melhoria da memória;
– Sensação de conforto e segurança;
– Alegria e felicidade;
– Otimismo;
– Redução da frequência cardíaca;
– Normalização da pressão arterial;
– Melhoria na comunicação;
– Aumento da criatividade.

A meditação irá ajudá-lo(a) a alcançar o relaxamento profundo e a libertar as emoções negativas ou crenças que o(a) impedem de ter equilíbrio e bem-estar.

Entrando nessa fase, podes ter experiências e sentimentos que são normalmente escondidos em partes inacessíveis do teu corpo, mente e emoções. A ajuda orientada da meditação pode ajudar-te a respirar, relaxar e concentrar os teus pensamentos e intenções num objetivo ou propósito específico.

Ao praticar meditações guiadas, podes despertar áreas latentes da tua mente e sentir a realidade da mudança dentro de ti mesmo(a). A meditação guiada não só é fácil, mas também é uma ferramenta muito poderosa para o desenvolvimento pessoal.

A meditação ativa Heart Chakra é uma meditação composta por 6 estágios, que nos conecta com a energia do Amor através do Coração.

Renova a nossa energia através de movimentos e técnicas de respiração em direção aos quatro pontos cardeais, deixando-nos mais sensíveis e amorosos.

No momento em que nos preenchemos com esta amorosidade, sentimos um imenso prazer em partilhá-la com o mundo pois há um transbordar desta energia.

Até ao quarto estágio, a meditação é feita de olhos abertos acompanhando o movimento de expansão das mãos, um movimento de dar e receber a energia do Amor.

Nos últimos 2 estágios, sentamo-nos e deitamo-nos, sempre testemunhando suavemente o que se passa dentro e fora de nós.

Conforme os estágios vão avançando, a lindíssima música de Karunesh vai mudando, terminando com o toque de uma campainha.

– Conexão com o Amor Universal;
– União ao Todo e a ti mesmo(a);
– Alívio ou libertação de tensões, medos e bloqueios;
– Sensação de proteção, irradiação de calor, ternura e compaixão.

As Meditações Ativas Osho(TM) foram cientificamente projetadas para nos capacitar a expressar conscientemente e experienciar emoções e sentimentos reprimidos, aprendendo igualmente a forma de observar os nossos padrões habituais de uma nova perspetiva.

meditação ativa

meditação ativa

A meditação ativa Heart Chakra é uma meditação composta por 6 estágios, que nos conecta com a energia do Amor através do Coração.

Renova a nossa energia através de movimentos e técnicas de respiração em direção aos quatro pontos cardeais, deixando-nos mais sensíveis e amorosos.

No momento em que nos preenchemos com esta amorosidade, sentimos um imenso prazer em partilhá-la com o mundo pois há um transbordar desta energia.

Até ao quarto estágio, a meditação é feita de olhos abertos acompanhando o movimento de expansão das mãos, um movimento de dar e receber a energia do Amor.

Nos últimos 2 estágios, sentamo-nos e deitamo-nos, sempre testemunhando suavemente o que se passa dentro e fora de nós.

Conforme os estágios vão avançando, a lindíssima música de Karunesh vai mudando, terminando com o toque de uma campainha.

– Conexão com o Amor Universal
– União ao Todo e a si mesmo(a)
– Alívio ou libertação de tensões, medos e bloqueios
– Sensação de proteção, irradiação de calor, ternura e compaixão

As Osho Meditações Ativas(TM) foram cientificamente projetadas para nos capacitar a expressar conscientemente e experienciar emoções e sentimentos reprimidos, aprendendo igualmente a forma de observar os nossos padrões habituais de uma nova perspetiva.

meditação crianças

Cada meditação terá um objetivo específico, como trabalhar a autoestima, a autoconfiança, a concentração, o autocontrolo, o amor, o bem-estar, a calma, a felicidade e o respeito pelo próximo.

Todas estas competências são imprescindíveis ao equilíbrio emocional das crianças.
Crianças emocionalmente equilibradas têm comportamentos equilibrados.

A criança que pratica meditação:

1 – Terá mais paz de espírito;
2 – Vai aprender a respirar em situações de stress;
3 – Será mais responsável;
4 – Vai gostar mais de si mesma (autoestima);
5 – Será menos ansiosa;
6 – Dormirá melhor;
7 – Será mais segura de si;
8 – Será menos violenta;
9 – Terá melhorias no sistema imunitário;
10 – Será mais feliz!

alguns benefícios da meditação

  • - Fortalece o sistema imunitário
  • - Proporciona um maior equilíbrio emocional
  • - Aumenta a fertilidade
  • - Reduz o síndrome do intestino irritável
  • - Reduz a pressão arterial
  • - É anti-inflamatório
  • - Promove a serenidade/equanimidade
  • - Reduz a ansiedade
  • - Diminui tensões relacionadas com a dor
  • - Aumenta a alegria
  • - Desenvolve a intuição e a consciência
  • - Proporciona paz
  • - Porporciona relaxamento
  • - Traz harmonia para si e para o ambiente
  • - Traz uma transformação pessoal

"… A simples diferença entre aqueles que meditam e aqueles que não o fazem é que para uma mente meditativa o pensamento ocorre, mas é testemunhado, enquanto que para a mente comum, o pensamento ocorre e é o chefe…"

- Autor desconhecido